quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Opinião Pública

Enio Moraes Júnior

Num ensaio em que tenta pensar uma resposta para a sutil pergunta "para onde vai o mundo?", Edgar Morin utiliza seu pensamento complexo para nos fazer entender que o futuro não está só no futuro. Ele é uma consequência do passado, do presente e também das próprias prerrogativas que se tem em relação a esse futuro:

(...) o jogo do vir a ser é uma prodigiosa compelxidade. A história inova, deriva, desorganiza-se. Ela muda de trilho, descarrila-se: a contracorrente suscitada por uma corrente se mescla com a corrente, e o descarrilador tornase a corrente. A evolução é deriva, transgressão, criação; é feita de rupturas, perturbações, crises (MORIN, 2010: 16).

Qual será o futuro do Brasil? No final dos anos 60, Arnaldo Jabor traçou um importante e irretocável retrato da classe média carioca que pode nos ajudar a pensar o que seremos amanhã com base no que fomos ontem, do que somos hoje e do que pensamos ontem sobre o que seríamos amanhã, hoje.
A Opinião Pública, atualíssimo, é de 1967. E se não nos ajuda a compreender o passado, o presente nem a pensar sobre como será o futuro, nos ajuda a pensar sobre o que somos. Como diz Morin:



"Cada qual, em seu aqui e agora, sente-se muito distante da Humanidade, noção abstrata que se dilui no alures e no vir a ser" (MORIN, 2010: 55).

Referências
JABOR, Arnaldo (dir.). A Opinião Pública. Documentário. 114 minutos. Rio de Janeiro: Versatil, 1967.
MORIN, Edgar. Para Onde Vai o Mundo?. Petrópolis: Vozes, 2010.

3 comentários:

Melina disse...

Para onde irá o Brasil? Ótima pergunta na qual há varias respostas. Um futuro certo e incerto, um futuro espelho de seu passado, um futuro retrógrado e por vezes progressista. Estamos em um presente não presente, e caminhamos em um futuro que há tempos vem sendo moldados pelas mãos habilidosas e também pelas mãos desastrosas. O que nos resta, viver intensamente e fazer o nosso proprio futuro ou temer intensamente o nosso passado.

Graça disse...

Meu inesquecível prof. Enio, que saudade!Estou sempre acompanhado seu blog, lendo os textos maravilhosos que escreve, só poderia ser você mesmo nos dá este presente, postando um vídeo tão maravilhoso como este, meus parabéns e muito obrigada, comecei assistir e não consegui parar enquanto não chegou no final.Este documentário nos mostra que muitos problemas que os nossos jovens passavam a mais de 40 anos atrás continuam presente.Parabéns mais uma vez Enio por esse presente que nos deu.

Beijos

marciolauriano disse...

O que virá a ser o Brasil? Só saberemos quando vivermos o Brasil do "futuro". Mas temos algumas pistas. Basta olharmos as ruas, a mídia e o modo como interpretamos o presente. Será que algo mudará?