quinta-feira, 19 de março de 2009

Sobre as crianças do noticiário

Imagem e texto: Enio Moraes Júnior

Os grandes fraudadores não roubam dinheiros nem ouros, roubam corações, esperanças e futuros. Outro dia eu vi nos olhos do menino o olhar do futuro, do porvir. Passado pouco tempo surpreendi-me: eis que o porvir não veio, e se veio o atropelou e o atordoou com tal violência que seu olhar parecia ter secado, como secam os rios sem peixes e os peixes sem rio; como vãos são os animais sem pasto, os canaviais sem cana e as dores sem lágrimas.
Margeei-o. Cheguei perto e perguntei seu nome e ele sequer lembrava mais. Fui embora intrigado, assustado. Tempos depois não o via mais.
Sua feição parecia desaparecer, seu nome simples parecia não querer ser pronunciado e, no seu lugar, uma vastidão desmemoriada de ausências, de silêncios, de cegueiras.
Percebi que aquele ali havia partido para sempre e que o olhar do futuro fora corroído por puras ganâncias e arrogâncias. Eu lhe havia dado uns livros para que aprendesse; uns jornais para que lesse; umas músicas para que escutasse; umas sementes de girassóis para que plantasse. De nada adiantaram. Nada se fez, nada germinou.
Decepcionado, recolhi-me. Nada se fez presente; o futuro não chegou para o menino que se esfumaçava ausentando-se silencioso, cego.
Fraude.

substantivo feminino. qualquer ato ardiloso, enganoso, de má-fé, com o intuito de lesar ou ludibriar outrem, ou de não cumprir determinado dever; logro (Houaiss).

Quando pensei com atenção, o futuro que havia visto nos olhos do menino era uma grande fraude que haviam plantado sob seus pés para, iludindo o hoje, convencê-lo de que haveria futuro.
Fraude. Não sei ao certo se lhe roubam dinheiros ou ouros. Acho que nem! Mas tem que lhe tiraram os corações, as esperanças, os futuros.
Noticiário cruel! Talvez eu preferisse nem saber sobre o que me conta das crianças! Fraude.

7 comentários:

Maurício Canuto disse...

Excelente texto! Enio aqueles que nos põe em reflexição.

Patricia Perez disse...

Oi Prof. Enio, Tudo bem?

Meu nome é Patricia Perez, estou trabalhando na divulgação do 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Acredito que isso possa ser interessante para você, seus estudantes e os leitores de seus Blogs: Jornadas e Cidadanias e Oxigênios Cotidianos.

As inscrições começaram no dia 24 de março e podem ser feitas até dia 29 de junho de 2009. O tema deste ano é “O uso da tecnologia no desenvolvimento social'.

A novidade de 2009 é que o estudante poderá enviar o vídeo de até 2 minutos pelo YouTube, sendo que ele poderá produzir quantas matérias quiser. O concurso é válido somente para estudantes de jornalismo.O ganhador conhecerá os estúdios da CNN International, além de ter sua matéria exibida pelo canal.

As inscrições podem ser feitas no site:

www.concursocnn.com.br

Acompanhe ainda as novidades no Blog:

http://www.concursocnn.com.br/2009/blog/

e fique à vontade para esclarecer quaisquer dúvidas comigo,

por este email ou pelo telefone: (11) 3711-8131

Obrigada pela atenção.

Patricia Perez

patricia@ichimps.com.br

Claudia Valéria disse...

Olá Enio...

O modo como você aborda essa questão das mídias sociais nos faz refletir sobre tantas outras questões midiáticas, o que acredito que seja o principal e o verdadeiro sentido de um artigo, fazer com que as pessoas/leitores abram suas mentes e se questionem.
O que vi e li não é tão diferente de suas aulas no curso de Pós–Graduação do Cesmac/Al, pois nessas suas duas aulas aprendi e refleti sobre assuntos importantíssimos para a carreira e para o dia a dia de um comunicador.
Parabéns pelo texto e pelas suas aulas. Um abraço!!

Unknown disse...

Oi Ênio!
Que bom que vc gostou do meu blog.
É que aqui em Penedo, a imprensa não é imparcial, só falam aquilo do própio interesse. Então criei o meu blog, para falar das coisas de Penedo,pelo meu ponto de vista.
Valeu primo! E um bgrande abraço.

Unknown disse...

de fato a midia hoje contribui muito para o desenvolvimento e intelecto do cidadão. é uma forma de facilidada para o internauta poder manter plugado no noticiario...

Unknown disse...

sou antonio ferreira, estudante de pos graduação docencia e tamem de saude coletiva, acho que a tecnologia empregado juntamente com a midia só vem acrescentar, principalmente quando esta esta empenhada a inserção e divulgação de informação que vai de encontro com o cidadão, no sentido de promoção e prevenção de doenças e agravos à saúde da população.

Márcia disse...

Adoreiiiiiii... Enio um abraço.
Beijos Márcia Ferraris.

PS: meu email é marcciaferraris@yahoo.com.br